Entenda a importância da barra antipânico no projeto de prevenção e combate a incêndios
A barra antipânico é um dos dispositivos que compõem projetos de prevenção e combate a incêndios em edificações. Ela serve, basicamente, para facilitar a abertura das portas de emergência que dão acesso à área externa e permitir a rápida evacuação do ambiente em caso de incêndio ou outra situação de risco.
O funcionamento desse mecanismo é muito simples. Basta que as pessoas empurrem a barra para promover o destravamento da porta que dá acesso à saída de emergência ou rota de fuga.
Além disso, a barra antipânico não possui maçaneta, fechadura ou alavanca. Sendo assim, a abertura da porta é imediata quando uma pessoa exerce pressão sobre o dispositivo.
Para que possa funcionar com máximo desempenho e resistência, a barra precisa atender às exigências e padrões de qualidade impostos por normativas nacionais e determinações do Corpo de Bombeiros.
Instaladas na parte interna das portas, as barras devem estar devidamente sinalizadas para que as pessoas saibam como acioná-las.
São vários os locais que necessitam de barras antipânico em suas instalações, como, por exemplo:
Vale destacar que a exigência da instalação da barra antipânico segue as instruções técnicas de órgãos de fiscalização, como o Corpo de Bombeiros de cada estado. No caso de São Paulo especificamente, as barras são obrigatórias nos seguintes ambientes:
Uma das normas regulamentadoras mais importantes sobre barras antipânico é a NBR 11785, que apresenta todos os requisitos exigíveis para esses dispositivos. A normativa indica, entre outras coisas, as condições necessárias para o funcionamento e a segurança das barras.
De uma forma geral, o bom desempenho de uma barra antipânico depende da qualidade da fabricação, dos ensaios e testes realizados com o mecanismo e do cumprimento das determinações de normas nacionais e internacionais.
Os principais requisitos que devem ser observados em uma barra antipânico são:
As barras antipânico precisam ser fabricadas em material metálico;
O mecanismo deve operar com bom desempenho em temperaturas de até 100ºC;
A barra deve ter resistência à oxidação e corrosão;
O dispositivo deve ter acabamento liso.
Na hora de escolher uma barra antipânico para o seu projeto, considere as certificações da fabricante e o tipo de tecnologia e matéria-prima utilizados no dispositivo.
Tenha em mente que a barra antipânico precisa de um acionamento rápido, simples e intuitivo, para que possa trazer mais segurança para as pessoas e mais agilidade para a saída dos indivíduos da edificação em situações de incêndio ou outras emergências.
A Barra Antipânico NT Premium – Push da La Fonte, por exemplo, é uma das melhores do mercado, indicada para portas corta-fogo e saídas de emergência de espaços com alto tráfego de pessoas.
Com construção reforçada em aço inox, a barra da La Fonte possui tempo de resistência ao fogo de 120 minutos, é fabricada conforme a norma ABNT NBR 11785:2018 e tem 5 anos de garantia.
Se você está trabalhando no projeto de prevenção e combate a incêndios de uma edificação, aproveite para conhecer todos os modelos de barras antipânico da La Fonte. Acesse a nossa loja online ou entre em contato com um de nossos revendedores!
Para que serve a barra antipânico?
A barra antipânico serve para facilitar e agilizar a abertura das portas em saídas de emergência e rotas de fuga. Ela tem resistência ao fogo e à corrosão e abre de forma imediata ao ser empurrada.
Quando usar barra antipânico?
A barra antipânico deve ser usada em ambientes com grande circulação de pessoas, como igrejas, casas de shows, condomínios residenciais e comerciais, shoppings, hospitais, entre outros. A exigência de instalação segue as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros.
Como funciona a barra Anti-pânico?
A barra anti-pânico funciona de forma rápida e prática. O acionamento do mecanismo é simples, basta empurrar a barra para promover a abertura da porta em uma saída de emergência ou rota de fuga.